Violência da responsabilidade do governo de Cavaco Silva
Crónica lida aos microfones da Estação Emissora do Clube Asas do Atlântico
Bom dia!
Nunca votar me deu tanto prazer. Muito mais do que votar contra Cavaco que, me parece uma má aposta para Presidente da República, votei no grande homem que se revelou Jerónimo de Sousa. Jerónimo de Sousa foi uma grande surpresa para a grande maioria dos portugueses, mesmo para aqueles que votaram em Cavaco Silva. Apresentou-se aos portugueses como o grande homem que é: franco, honesto, inteligente, culto, preparado. Cavaco foi um péssimo Primeiro-ministro e o Povo esqueceu disso e a maioria dos portugueses que votaram, optou por Cavaco Silva para Presidente da República. Não prevejo um futuro risonho para Portugal e desejo do fundo do coração que este meu presságio não se concretize, que acerte tanto nisto como acerto no totoloto e euro milhões.
Não esqueçamos, também, que esta grande derrota da esquerda se deve às guerras internas do PS nacional. A aposta do aparelho partidário do PS em ter lançado e apoiado a candidatura de Mário Soares, uma figura desgastada, em quem a esquerda há muitos anos já não se revê, foi um erro crasso, uma estratégia que muitos dentro do PS questionaram e que os resultados provaram cabalmente não ter tido base de apoio real. Sócrates errou, como tem errado na política do Governo. A crise partidária está instalada, o passo para a crise governamental é curto e a porta que Cavaco tanto quer para o PSD se instalar no Governo está entreaberta….Como disse o futuro é cinzento. Como eu gostaria de não ter razão nesta pequena reflexão.
Foto da BTL autoria de Ângela Loura ; Foto do entulho na Praia Formosa da autoria de Ana Loura
Realizou-se nos últimos dias da semana que passou mais uma Bolsa de Turismo de Lisboa, a BTL. O período de final de campanha eleitoral fez com que este evento passasse quase despercebido de quase todos como passou quase despercebida a presença de Santa Maria nessa realização que tem como principal objectivo “vender” destinos turísticos. Ouvi na comunicação social uma representante do Governo Regional afirmar que tinha sido grande o empenho e investimento na preparação da delegação açoriana e que o objectivo era vender os Açores como um todo. Representantes da ilha Terceira discordam, em parte, da estratégia pois pensam que cada ilha é uma realidade a ser vendida em separado e mesmo dentro de cada ilha há realidades pontuais. Eu quando assisti ao Atlântida vi lá a delegação de Santa Maria e estive à espera que, depois de representantes de outras ilhas, a nossa também falasse sobre os projectos na área do turismo na nossa ilha e fosse mostrado um pavilhão nosso. O programa terminou e eu fiquei desconsolada a rogar pragas ao apresentador. Mas afinal parece que pouco haveria a ser apresentado pois, contrariamente ao que aconteceu com o Grupo Central e a Ilha de S Miguel, a nossa delegação não teve direito a pavilhão mas sim a uma banquinha na zona da promoção hoteleira com uns panfletos em cima e os nossos representantes sentados à roda da banquinha. O Governo Regional anda a rir-se de nós quando, por sermos do grupo das chamadas ilhas de coesão, nos baixa as tarifas aéreas nuns míseros 10%. É assim que se promove uma das do desenvolvimento económico de Santa Maria que dizem os que se dizem entendidos ser uma das apostas para o nosso desenvolvimento e o nosso futuro…Se a aposta é essa e se, se aposta tão baixo não esperemos grande coisa do nosso futuro. Os nossos representantes eleitos na Câmara Municipal, os nosso Deputados, a nossa Delegação da Câmara de Comércio têm obrigação em nome de todos nós de exigir que se saiba o que lá se passou, quais os proveitos espectáveis da nossa presença na BTL. Não peçamos contas do que se passa nesses eventos, não saibamos em que é empregue os dinheiros públicos, não peçamos contas do que é gasto em deslocações, hotéis com as pessoas que se deslocam para promover o nosso desenvolvimento e não nos admiremos de haver lixo nas zonas consideradas turísticas, como a Praia Formosa…o entulho que se encontra do outro lado do paquete denota o desleixo de quem é responsável por fiscalizar. Ou será que a Praia Formosa só é local de turismo durante as escassas semanas do Verão? Afinal vamos à BTL vender o quê? Um campo de Golfe que ainda é projecto?
Abraços Marienses
Ana Loura
Santa Maria, 23 de Janeiro de 2006