13 de junho de 2005

Publicidade enganosa?

Bom dia!

A cerca de 55 quilómetros a sul de São Miguel, a pequena ilha de Santa Maria oferece uma variedade de belas paisagens e tranquilas praias de areia branca. Foi a primeira ilha do arquipélago a ser descoberta, por navegadores portugueses, em 1427. /viajar.clix.pt

“Praia Formosa é uma das maiores enseadas açorianas com um areal de areia branca que começa na Prainha e vai até à Ponta de Malbusca.” www.destinazores.com.

“A Praia Formosa situa-se na costa sul da Ilha de Santa Maria, pertence à freguesia de Almagreira, concelho de Vila do Porto.
A pouca distância de Vila do Porto a par de boas acessibilidades e a existência de uma belíssima praia de areias claras fazem deste local uma zona de eleição de muita gente que ali acorre sobretudo no Verão.
De há alguns anos a esta parte, cada vez mais, a Praia Formosa se tem tornado também numa zona de veraneio e lazer. O grande número de habitações destinadas a esse fim e a crescente procura, são prova disso mesmo.”praiaformosa.planetaclix.pt

A Praia Formosa constitui um dos recantos mais apreciados da ilha, nomeadamente nos meses de verão, quando a sua extensa praia de areia fina e clara é frequentada por muitos banhistas. De igual modo, é conhecida internacionalmente como um dos melhores lugares para a prática do “surf”. www.turangra.com

Estes são quatro pequenos textos que encontrei na Internet em sites que tratam de assuntos relacionados com o turismo.
A referência às praias de areia branca de Santa Maria é antiga.
A origem geológica de Santa Maria e, principalmente da sua zona Sul/Sueste, determina a qualidade destas areias finas e brancas onde a ausência do basalto as distingue das areias das restantes ilhas. Esta diferença de cor e textura das nossas areias torna Santa Maria, uma excepção aproveitada para, tendo como referência, as praias do continente, vender a diferença relativamente às restantes praias açorianas.
A grande extensão e largura da Praia chamada de Formosa poderiam ser, de facto, factores de desenvolvimento turístico de Santa Maria se o chamado progresso não a tivesse estragado definitivamente. O progresso e a falta de visão do futuro. A construção da estrada no local onde está foi um erro tremendo que por ter roubado largura à praia e ter alterado a sua fisionomia dificulta a reposição cíclica das areias. Toda a gente reconhece este erro crasso e é estranho que quando se planeou a construção da nova versão do Paquete não se tenha tentado alterar o que está mais que provado estar errado, não se tenha expropriado uma fatia dos terrenos ao longo da estrada e se tenha refeito a mesma no sítio onde sempre deveria ter estado e se tenha construído o Paquete no lado de cima da estrada. Certamente alguém me está a chamar de doida neste momento ao fazer as contas de quanto não poderia ter custado uma obra desta envergadura, mas é minha opinião de que melhorar as condições da praia é mais importante, neste momento, do que a construção do campo de Golfe.
Santa Maria está a fazer publicidade enganosa ao vender-se como destino turístico quando coloca nos folhetos promocionais referência à Praia e ás suas areias. Sexta-feira dia 10 de Junho fui à Praia. Por acaso não ia preparada para lá ficar e tomar banho mas se fosse ficaria a olhar o mar como ficaram dezenas de turistas que vindos de S Miguel seguindo o anúncio das areias brancas da nossa praia ficaram decepcionados com o seu aspecto desolador com que se depararam. Fui abordada por um grupo de pessoas que falavam espanhol e me perguntaram se aquele local era mesmo a Praia Formosa e, quando o confirmei me questionaram onde estava a areia. Pois…fiquei embaraçada… nem um palmo de areia nem branca nem preta para amostra e como se isso não bastasse e o mar batesse no muro. Disse-lhes que talvez no dia seguinte de manhã tivessem alguma largura de areal quando a maré estivesse baixa e tentei explicar-lhes que a acção do homem tinha estragado o que a natureza nos tinha dado: a maior baia de Santa Maria e a maior praia de areia branca dos Açores.
Sábado dia 11 a Associação Juvenil de Santa Maria promoveu um passeio pedestre integrado no seu aniversário “à descoberta dos moinhos de água de Santa Maria”. Integrou o grupo, para além dos organizadores, vários grupos de jovens de S Miguel do qual quero destacar o dos Jovens sem tabaco, julgo ser este o nome. De Santa Maria e para além, como já referi, a organização os jovens marienses primaram pela quase total ausência, “salvou a honra do convento” para além dos 3 efectivamente jovens de corpo espírito a presença de 4 jovens a caminhar a passos largos para a terceira idade para além desta que ouvis. O passeio apesar da dureza do caminho, houve alturas em que duvidei que chegasse ao fim, foi muito interessante, pela beleza do percurso e pelas explicações que o Dr José Joaquim Cabral nos deu sobre a função dos moinhos na economia mariense de antigamente e sobre o sua constituição e funcionamento. Lamentável é o facto do vários que vimos quase todos eles estarem em adiantado estado de degradação…Assim vai o nosso património. Mas vamos ter um Campo de Golfe…para quê pensar em percursos pedestres e em Turismo Cultural e Ecológico.
Abraços marienses
Santa Maria, 13 de Junho de 2005
Ana Loura

Sem comentários: