18 de julho de 2006

Gaff sic, ou tal e qual...jornalismo serio?

Bom dia!

Rezava assim uma notícia vinda no Diário dos Açores do dia 01 de Julho último:

Animação de Verão no Campo de S. Francisco

Este fim-de-semana, o Campo de São Francisco vai oferecer várias propostas de animação musical para as “Noites de Verão”.Hoje e amanhã, sempre a partir das 22h00, o Campo de São Francisco vai receber, a actuação do Grupo de Teatro “Brincando e Rindo” e no domingo, a actuação do Rancho Folclórico “Cantares e Balhados da Relva”, que está a comemorar mais um aniversário.Desta forma, a boa disposição e animação vai continuar no sítio do costume, sempre com propostas agradáveis para um bom serão de Verão.Recorde-se que as “Noites de Verão” do Campo de São Francisco decorrem entre as 19h00 e as 02h00, de quarta a domingo com tasquinhas de comes e bebes, artesanato e animação de sexta a domingo.

Rezava assim o artigo que li na revista Domingo do Diário de Notícias:

“Noites de Verão” anima Campo de São Francisco em Angra, com a actuação do Grupo de Teatro Brincando e Rindo” e o ranço Folclórico “Cantares e Balhares da Relva”
Mas poderia ter sido…
Gaita de foles e ferrinhos animam noites açorianas
António Maçã, em gaita de foles, e Sírio Alves, em ferrinhos foram as estrelas do concerto incluído no Noites de Verão. O animado evento, que faz as delícias dos açorianos de Angra, incluiu ainda um rancho folclórico e uma peça de teatro. Sabemos que Mick Jagger quis ali fazer um concerto de autoflagelação, depois de ter visto ao vivo a Inglaterra perder daquela maneira, mas a organização foi peremptória: “Não precisamos de Rocks p’ra nada”

Claro que ao ler isto fiquei indignada por duas razões. Por um lado acho a piada sem nexo e por outro por terem enfiado o Campo de S Francisco em Angra do Heroísmo. Para mim um continental não saber onde fica o Campo e enfiá-lo à sovela em Angra é o mesmo que um Açoriano não saber onde é o Rossio e enfiá-lo na Cidade de Bragança. E vai daí enviei o e-mail, que transcrevo, para o referido jornal com cópia para o Correio dos Açores. Até ao momento não recebi de qualquer um a acusação da recepção nem comentário.

Ao Correio da Manhã

Ex.mos Senhores

Confesso não ser leitora assídua do vosso jornal e, portanto, da vossa revista Domingo. Mas, desde há cerca de três meses que a leio com mais regularidade após o meu regresso dos Açores onde vivi por 25 anos. Tenho o vosso jornal por um jornal idóneo e sei que qualquer rubrica ou artigo assinado é da responsabilidade do autor. Mas, de qualquer forma, a responsabilidade final será sempre do jornal como entidade que suporta e edita o artigo.

Na edição de 09 de Julho da revista Domingo, na página 12 e na rubrica “Humor de Província” da responsabilidade de Fernanda Cachão e com título Foi notícia no…Diário dos Açores é dito que: “Noites de verão” que animam o Campo de S. Francisco, em Angra,…”

Ora, o Campo de S. Francisco não fica situado em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, mas sim na Cidade de Ponta Delgada, Ilha do Arcanjo S. Miguel, local onde decorrem todos os anos as festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, e, ou a Jornalista transcreve a notícia sic do Diário dos Açores, o que responsabilizaria este jornal pela gaff e a torna, ainda, mais grosseira, ou respiga da notícia o que interessa ao apontamento e é dela a gaff , o erro.
O certo é que, o leitor que se apercebe destas “pequenas” incorrecções geográficas fica de “pulga atrás da orelha” e pode passar a desconfiar da exactidão dos artigos editados na revista e das notícias editadas no próprio jornal. Quem erra no “pouco” pode errar no muito e, mesmo que seja uma transcrição sic ela tem que ser feita com o espírito crítico de quem é jornalista de profissão.

NOTA FINAL: Acabo de confirmar a notícia original e verifico que, nesta, não é referida nem cidade nem ilha onde se situa o Campo pelo que a responsabilidade do lamentável erro será unicamente da responsabilidade da jornalista Fernanda Cachão.

Sem outro assunto
Ana Loura

Para os meus ouvintes remato, perguntando: é este o jornalismo que se faz em Portugal?

Lamentável, no mínimo.

Abraços marienses
Azurara, 17 de Julho de 2006
Ana Loura

2 comentários:

Tiago Franco disse...

Aqui há um bom par de anos fui a uma entrevista de trabalho no jornal "Independente", ali perto da Alameda, em Lisboa. Percebi que ao responder à pergunta: "Em quem vai votar nas próximas autárquicas?" tinha cavado a minha própria sepultura. O Independente é um jornal marcadamente de direita, dirigido nos governos do Cavaco pelo "Paulinho das feiras" e eu não estava na disposição de mentir...
Apesar de tudo, retirei desse encontro uma frase, que me parece elucidativa sobre o caso que agora comentas. Dizia o editor de então (Vitor qualquer coisa...) que hoje em dia se uma pessoa queria seguir jornalismo deveria tirar um curso de história, geografia, direito,etc, mas nunca de jornalismo. Segundo ele, os recém-formados dessa área chegavam aos jornais sem saber o que era um decreto lei, desconhecendo onde ficava a Bósnia e não fazendo a mínima ideia de quem teria sido Tito...
Lembro-me também, de quando voltei para Lisboa em miúdo, ficar chocado ao ouvir: "Quando vieste para Portugal?" ou constatar que 70% das pessoas não faziam ideia do número de ilhas que formava o arquipélago. Dito isto, ver uma jornalista confundir S.Miguel com a Terceira, é quase um pormenor :)
Faz-se mau jornalismo em Portugal. Não há volta a dar a isso...
Beijinhos Ana

Ps - Já estou atrasado para ir trabalhar. Esta coisa dos horários, para quem não é TTA são uma chatice :)

Anónimo disse...

tão ou mais grave foi um/a governante (governo central), há não mt tempo, ter dito, a proposito de uma sentença do tribunal administrativo e fiscal de ponta delgada, não ter o mesmo a ver com a estrutura judiciária do continente!!???
as palavras podem não ter sido exactamente estas, mas o sentido sim.... e gerou a tal polémica da "gaffe" ou não de um/a ministro/a..
é lamentavel tudo isto!!!