5 de outubro de 2005

No próximo Domingo VOTE

Foto do Lugar da Maia ao amanhecer do dia 25 de Abril de 2005

Crónica lida aos microfones da estação do Clube Asas do Atlântico no dia ro3 de Outubro

Bom dia

Começou mais uma campanha eleitoral onde candidatos e apoiantes das formações políticas concorrentes se esforçam para: mais que esclarecer, mais que influenciar o voto através da exposição de pontos de vista, através da apresentação de projectos, e ideias, usarem a bugiganga, a esferográfica, o boné e o isqueiro para em troca receberem a benesse de um voto.

Onde estão as sessões de esclarecimento de antigamente? Como se faz chegar ao eleitorado o projecto político, os objectivos?

Diz-se que a classe política está descredibilizada; que a abstenção em Santa Maria irá ganhar mais uma vez e que a tendência é que ela aumente. E eu infelizmente acredito. Basta ver o desinteresse com que a nossa juventude olha tudo o que é envolvimento na sociedade.

Recebi um convite, como coordenadora da CDU de Santa Maria, para assistir e participar num colóquio promovido pela Associação dos Deficientes das Forças Armadas sobre a deficiência e a integração do deficiente.

Antes de continuar a falarmos mais especificamente sobre o colóquio quero deixar o meu mais veemente protesto para o facto da RTP Açores, a televisão paga com o nosso dinheiro, ter recusado fazer a cobertura do acontecimento…Se fosse um espirro no Faial ou na Terceira haveria lugar a reportagem e a transmissão. E note-se que nem teria sido necessário enviarem “equipa de luxo” era só autorizarem. Mas primaram pela ausência quer no colóquio quer no bonito concerto que foi realizado na matriz no Sábado à noite. Será que também não filmaram o almoço que o Senhor Gestor do Centro de Saúde ofereceu aos idosos no dia em que tradicionalmente é a Câmara Municipal a oferecer? Anda muito daimoso o nosso Centro de Saúde…Não que os idosos não mereçam, merecem-no e muito mais…mas a mim cheirou-me a demagogia e quem sabe a campanha política…

Bom, mas voltando ao Colóquio:

Foi interessantíssimo. Depois de uma introdução feita pela representante do Governo Regional, tomou a palavra o Senhor Patuleia, Presidente da Associação, que fez uma breve e muito interessante abordagem histórica à deficiência de guerra.

O Director do Centro de Recuperação de Gaia desenvolveu o tema inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e ficou claro que a sociedade não está preparada para a inclusão, que a deficiência não está na pessoa mas na sociedade que não está preparada para a inclusão. Tudo está feito para e pelas pessoas ditas normais.

Como vos estava a dizer o colóquio, seguido de debate, foi interessantíssimo. Realizado na sala dos alunos da nossa escola secundária e foi permitido a algumas turmas assistirem/participarem. Fiquei chocada com a atitude de desinteresse que foi demonstrado pela maioria dos jovens. Parecia que o assunto não lhes dizia nada respeito. O pior é que é essa a mesma forma de estar de muita gente em relação à droga, à SIDA e à gravidez indesejada . Essas coisas só acontecem aos outros e aos filhos dos outros e esquecemos que nós circulamos nas ruas, nas estradas que de repente um carro nos atropela, o carro onde vamos se despista e bate. Muita coisa pode acontecer que é incontrolável e nos pode deixar deficientes, impedidos de aceder onde as pessoas ditas normais acedem.

Esta atitude de indiferença perante estes temas é a mesma atitude de indiferença perante a vida política do país. Os jovens não se recenseiam. Não participam…E agora eu pergunto. De quem é a culpa??? E já agora respondo porque tenho a certeza de qual é a resposta. A culpa é nossa, dos adultos, dos Pais, dos formadores, dos educadores, dos políticos que não sabemos cumprir o nosso papel junto deles, não sabemos educar, transmitir valores, não somos coerentes, dizemos uma coisa e fazemos outra. A nossa vida não serve de exemplo, não somos credíveis.

No próximo Domingo é dia de eleições. Até lá procuremos, todos, saber o que se propõem a fazer cada um dos partidos concorrentes pelo futuro de Santa Maria, quais as prioridades que cada um elege para que a vida em Santa Maria nos faça mais feliz a cada um de nós, para que valha, cada vez mais, a pena viver cá.


Não deixe passar o futuro à sua porta como se não lhe pertencesse. Saia de casa, corra atrás dele.


No próximo Domingo VOTE

Abraços marienses
Santa Maria, 3 de Outubro de 2005
Ana Loura

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim... A maioria dos jovens de Santa Maria não estão minimamente voltados para os problemas e as questões que os rodeiam. Pensam que a política é uma coisa fora do seu alcance, que não é para todos.
Mas a verdade é que a política é para todos, pois é feita pelos cidadãos. qualquer um pode lutar pelo que é certo e bom. Precisam é de um empurrão e de formação!
De qualquer modo, eu já sei em quem vou votar. E espero que toda a gente vote em consciência, que pense nas propostas de cada força política candidata.
Porque votar é um direito e um dever cívico... TODOS ÀS URNAS!