4 de agosto de 2006

Comunicar-2 O Blog Santa Maria




Antes e depois
Fotos de Marco Coelho
Bom dia!

Há umas crónicas atrás teci considerações sobre a comunicação a propósito do seu dia mundial.

Dizia eu nessa crónica que “Sem vias não há comunicação, com estradas esburacadas dificilmente chegamos ao destino e as probabilidades de partirmos uma perna ou o transporte que usamos é muita. Não usarmos as vias que temos disponíveis para fazermos chegar as nossas ideias a outros é má utilização dos recursos, é desperdício. É darem-nos nozes e não termos dentes. Há vias de comunicação de sentido único. Neste caso a que estou a utilizar, é-o, pois não recebo retorno da vossa parte, não há troca de ideias, sou eu só a comunicar.”

Uma das vias de comunicação mais importantes da modernidade é a Internet. Por ela vamos às quatro partidas do mundo, chegamos aos locais mais afastados, a pessoas que nem supomos que existam. Mas a própria net, como vulgarmente dizemos, é uma via complexa de muitas vias: desde os sítios onde podemos ter conversas em tempo real escritas nos teclados dos computadores ou mesmo por voz sem termos de pagar conta telefónica com tarifários caríssimos, passando pelos blogs.

Vou tentar explicar o que será um blog. No meu entender é um sítio, um local da net onde alguém coloca o que pensa, ou o que gosta para que seja lido por outros e, eventualmente, comentado.

Eu tenho um blog, Mulheres de Atenas, cujo endereço é www.luadosacores.blogspot.com, onde coloco todas as semanas as crónicas que leio aqui aos microfones do Clube Asas do Atlântico. Sei que as crónicas são lidas por algumas pessoas que vivem em Santa Maria, mas são lidas, também, por pessoas que vivem no continente, Estados Unidos, Brasil e mais alguns países. Algumas das pessoas dão-se ao trabalho de deixarem os seus comentários, que são importantes pois acabam por gerar discussão em torno do que eu escrevi.

Blogs produzidos por gente de Santa Maria ou que, por qualquer razão, está ligada à ilha conheço alguns. Uns mais interessantes, quanto a mim, do que outros. Um há que colhe a minha particular simpatia e é ele a razão principal desta crónica. O endereço é: http://compararsantamaria.blogspot.com e é da autoria do Marco Coelho. O Marco tem tido a preocupação de lá nos falar de assuntos do interesse dos marienses e ilustrar cada artigo, que na Internet se chama post, com fotografia alusivas.

Passo a transcrever um dos posts e um ou outro comentário:
Sobre a estrada do Pico Alto
Tinha prestado atenção num destes dias às recentes entrevistas realizadas pela rádio Clube Asas do Atlântico, em uma delas apercebi-me que falavam do péssimo estado da estrada do pico alto, pensei cá para mim, será que vou lá ou não ? até porque para estradas péssimas já me tinha bastado ir à florestal do alto poente, de onde tive quase não saindo mas enfim..... hoje lá me fiz à estrada e meus amigo(a)s ................... para conseguir tirar esta primeira foto, tive que atravessar "mar muito bravo", é que em certas zonas não temos hipótese de desviar o carro para alguma parte da via que não tenha buracos, infelizmente aquilo encontra-se neste estado e pelo andar da carruagem assim vai continuar.

Agora alguns dos comentários:

TENHO DITO disse:
ESTE É PARA MIM O MAIS BONITO MIRADOURO DA ILHA.DAS POUCAS COISAS QUE TEMOS PARA MOSTRAR A QUEM NOS VISITA.É AQUI QUE VEMOS E SENTIMOS O QUE É SER ILHÉU.MAS INFELIZMENTE O ACESSO É ESTE. E VAI CONTINUAR A SER, POR UM ÚNICO MOTIVO E QUE DÁ VONTADE DE RIR, OU CHORAR...NINGUEM SABE A QUEM PERTENCE ÉSTA ESTRADA. A CÂMARA DIZ QUE NÃO É SUA...O GOVERNO DIZ QUE NÃO É SUA...A FLORESTAL DIZ QUE NÃO É SUA...O EXERCITO DIZ QUE NÃO É SUA...ÁS TANTAS É MINHA E EU NÃO SEI.

Disse a Semolina
Pois é! Andam as Entidades a querer apostar no Turismo da ilha inventando coisas, e deixando de lado aquilo que a ilha já tem para dar aos turistas. Se fosse para o Presidente da República ir ao Pico Alto tinham arranjado as estradas em tempo record, como fizeram com a Avenida da Terceira (estrada do meio do Aeroporto) quando o Sampaio esteve de visita...

Ana Loura Ainda bem que pegas no assunto. O Pico Alto é um miradouro por excelência e, de facto, estrada está uma miséria e penso que a vegetação, criptomérias, deveria ser "aparada" pois cada vez se vê menos das nossas maravilhosas paisagens e a estrada urgentemente reparada. Mais um Inverno e...nem caminho de cabras é...

E para terminar as citações, disse o/a Nada: O turismo em Santa Maria nada tem que ver com estradas, obras no verão, campos de golfe, cais ferrie e por aí adiante, se vocês forem passar férias a um sítio, quais as condições que vocês analisam primeiro, ( viagem; sua qualidade e preço. Estadia, sua qualidade e preço ) depois vem a parte da oferta relativa ao preço pedido, ou estarei a divagar ? Enquanto o destino Açores for mais caro que o destino Canárias, Costa del Sol, Paris etc. e Santa Maria ainda mais cem euros de viagem PDL/SMA, restauração cara e com pouca qualidade, hotelaria cara ( relativo aos preços dos destinos mencionados acima) e só por um pouco de sol e praia, vão ver turistas de mochila e chinelo e daqueles turistas de cá (Açores) que vem no barco de casa às costas, com tudo o que precisam dentro do carro e que só cá vem daixar o lixo e queixar-se do que não temos para oferecer. As soluções para o turismo começam pela oferta, passam pela acessibilidade,a qualidade e um preço competitivo.

Este poste do Marco foi publicado no dia 6 deste mês de Julho. De notar que, entretanto, a estrada para o Pico Alto foi reparada.

Como poderam ver um blog pode tornar-se num espaço de partilha e discussão de ideias, inclusivé de alerta e pressão. É, sem dúvida, uma excelente via de comunicação com dois sentidos.

Abraços marienses
Santa Maria, 31 de Julho de 2006
Ana Loura

2 comentários:

Anónimo disse...

Ana, só há pouquissimos dias "dei de caras" com o teu blog e desde já felicito-te pela diversidade e riqueza dos temas abordados.
Confesso que não sou mt frequentadora da net e nem sabia bem o que era um blog. obrigada pelo esclarecimento!
Participei em tempos mais em foruns diversos de discussão, mas de forma aleatória e sem continuidade, pq acho que até aqui na net não estamos livres da censura e isso desntusiasmou-me um pouco confesso: há uns anos p.ex. nos foruns do sapo não faziam uma pré selecção das mensagens dos foristas, depois pecaram por exagerarem nessa pre selecçao e aquilo deixou para mim de ser um espaço livre de debate. Todavia, não posso deixar de entender a rigidez das regras, pq reconheço que mtas pessoas aqui vêm (não neste blog, que mal conheço ainda)- tal como na vida - mtas das vezes não têm consciencia de que a sua liberdade termina onde começa a do outro.. mas enfim, acho que isso "vem do berço", como diziam os nossos pais, e educa-se ao longo da escola da vida, onde infelizmente o "civismo" passou a ser uma aula pouco frequentada...
aparte isto Ana, tenho gostado imenso do que tenho lido nos teus posts. Sou de são miguel, de zona bem distante de p delgada e sei quase o que é viver numa ilha dentro de outra ilha. Mas o que mais me interessa é não sofrer de "insularidade mental" e acho que a via melhor para se conseguir isso é sem duvida a Cultura, que nos torna a todos perto dentro do longe..
Abraço e até sempre!!

Anónimo disse...

obs: expressei-me mal na msg anterior ao falar nos foruns do sapo, porquanto queria referir-me sim aos foruns da TSF na pag do sapo (que não sei como estão a "funcionar" de momento, uma vez que deixei de lá participar).
mcc