21 de maio de 2007

A covardia dos comentários anónimos





Logotipo do Comparar Santa Maria, blog do Marco Coelho
Bom dia!

O anonimato nos comentários a blogs é a atitude covarde de quem não assume o que diz e se sente no direito de dizer o que não deve porque não dando a cara se sente livre de assumir responsabilidades pelas suas atitudes e pelo que diz. Atirar a pedra e esconder a mão, esconder-se por detrás da frieza impessoal de um computador é, no mínimo, infantil,

Ir a casa de uma pessoa, encapuçado, disfarçar a voz e insultá-la, chamá-la de incompetente, e outras palavras ofensivas com o intuito de diminuir publicamente o dono da casa, inclusivamente “atirando-lhe à cara” o emprego que na opinião do anónimo será um emprego menor como se todos devessem ser doutores, engenheiros e controladores, é uma atitude de desrespeito que apenas merece que o dono da casa tenha no fundo do quintal um Roteweiler ou um Grand Danois e o solte nas canelas do descarado encapuçado.

Ora esta atitude é o Pão-nosso de cada dia na blogosfera. Há pessoas que não tendo coluna vertebral, não se deslocando na vertical, se acham seres superiores. Acontece, por exemplo, nos comentários aos posts que o Marco Coelho faz no seu Blog.

Mas o Marco em vez de “soltar os cães”, ele sim, com a verticalidade que lhe é característica dá uma resposta magistral que eu, com a autorização devida do autor tenho o imenso prazer de transcrever:

“Bem lá vou eu que ter de me dirigir a outra alma do além, que, para além de me parecer que é que quer vestir a pele um super herói (sim porque contrariamente ao que faço, são estes que habitualmente escondem a sua identidade nos Filmes e Banda Desenhada).Muitas pessoas que aqui vêm não comungam da mesma opinião do que eu (nem é para isso que este espaço existe), assim como o facto de eu não concordar esta ou aquela decisão é que me leva a opinar (um direito que me assiste) alguns assuntos e um deles é exactamente a CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DE GOLFE porque acho que devem ser efectuadas algumas alterações noutros sectores e enquanto estas não se concretizarem não será possível a Santa Maria tirar partido de uma infra estrutura deste nível. Depois disso sim, estaria realmente interessado em saber as respostas às suas questões.Normalmente não aceito comentários que por via do insulto, me tentem demover de continuar a escrever sobre o que quer que seja ou não respeitem opiniões contrárias às suas (como é o seu caso) mas, como foi uma opinião que provavelmente exigiu um ligeiro disfarce na gramática e provém de um super herói não podia deixar de a aceitar.

PS: “de facto este blog prima pela incompetencia das palavras e das ideias.” É a sua opinião e tem toda a legitimidade para o fazer, mas não posso deixar de lhe dizer também que, provavelmente não estamos melhor porque estas são realmente duas qualidades que estão bem patentes numa politica que já dura há demasiado tempo.”

E foi este o meu comentário ao comentário do tal anónimo “competente”:

“Bom, eu gostaria, apenas, de dizer mais uma coisinha, ou de a voltar a dizer e desculpem-me a repetição: Um blog é uma coisa assim, uma mesa de café onde nos sentamos para trocar ideias, alargar as nossas amizades. Tem a pequenina diferença de que aqui qualquer um se pode sentar e falar, se assim o entender o dono do blog, pois há sempre a possibilidade de os comentários não serem editados. O Marco, ou qualquer um que tenha um blog, não tem que publicar os insultos que qualquer um que se "senta à mesa" lhe faz. Acontece que o Marco optou por fazer do seu bog uma permanente mesa redonda, um Fórum sobre Santa Maria, para que debatêssemos o que a Santa Maria interessa. Já não é a primeira vez que alguém, aqui, "se escanxa" no blog alheio a esgrimir insultos, a agredir verbalmente e ainda por cima não assumindo o que diz. Pura covardia. É lamentável. O Marco tem sempre a opção de aceitar, apenas, comentários de pessoas identificadas. Sei que isso iria reduzir a participação, e, como me disse a Ângela um dia, seria limitar a liberdade de quem comenta. Concordo. Mas a liberdade implica a responsabilidade de, pelo menos, respeitarmos os outros.Qualquer um pode ter um blog e quem tem ideias, é inteligente e acima de tudo competente como parece que certas pessoas que insultam se acham ter, que façam um. Força, quantos mais locais de discussão sobre Santa Maria melhor. Mas depois quero ver se essas pessoas abrem os comentários a anónimos...”

E remato como comecei: O anonimato nos comentários a blogs é uma atitude covarde e acrescento que podendo qualquer um fazer um blog e havendo tanta inteligência desperdiçada fortaleçam a blogosfera açoriana criando os seus próprios.

Para terminar mesmo e porque foi para mim uma muito agradável surpresa deixo-vos o endereço de um blog de um jovem mariense que recomendo vivamente: http://mautemponojornal.blogspot.com

Abraços marienses
Árvore, 21 de Maio de 2007
Ana Loura

4 comentários:

Tiago Franco disse...

Engracado...acabei de passar no blog do Marco e vi essa trapalhada toda no post sobre o golfe. Estava a pensar exactamente o mesmo que acabaste por escrever aqui.
N resisti a escrever sobre a cobardia dos anónimos no post que entretanto fez (o Marco).
A propósito...e isto numa vertente pessoal, acho que não existem empregos Maiores, mas se existissem não seria certamente o de controlador. A não ser que te refiras ao salário porque fora isso, para dizer coordenadas em inglês não é preciso ser nenhum Einstein :)
(a culpa não é minha...são mts anos a ouvir!!)

Anónimo disse...

Ana, concordo inteiramente contigo, é realmente lamentavel o que as pessoas que se escondem por detrás do anonimato dizem acerca dos outros.
Beijinhos

Sandra Rodrigues

Anónimo disse...

Bem tanto barulho , só agora percebi que o Golfe (?) está a criar uma grande tempestade em Sta Maria !!! meus srs(sras) entendam-se - mesmo sem perceberem nada desta matéria sejam educados, tanto anónimos como os não anónimos. quem quer falar no assunto deve faze-lo com conhecimento de causa - não devemos falar por falar - já temos tão pouca informação que deviamos mais era aproveitar estas e outras páginas para aprender com quem sabe e só depois então se discute se é bom ou mau existir um campo de golfe em Sta Maria - se for bom será uma mais valia se for mau será outra desilusão, mas nós já passamos por tantas que mais uma menos uma não nos irá afectar. devemos experimentar e depois se verá mas, por favor não se zanguem ,a vida é tão curta!!!!que mais vale um campo de golfe que outra coisa de nada...
L,A,

Anónimo disse...

Concordo plenamente. É realmente lamentavel esta situação.

Maria Oliveira