5 de abril de 2004

Crónica Nº 6- "Quero ver Jesus"

Que me perdoe o meu querido Amigo Valente se "lhe roubo" a originalidade mas não resisto...
A nossa Ilha está a ser, lentamente, transformada numa ilha de aspecto tropical, andamos a querer fazer concorrência às Canárias e ao Havai: primeiro foram as palmeiras plantadas na Praia, depois na avenida e na "estrada do meio" junto à cooperativa de habitação, depois, ainda, frente à escola primária da Vila...e agora na estrada de baixo. Será que não haveria dentro da nossa variada flora tradicional arbusto ou árvore que nos alindasse as bermas e passeios sem descaracterizar a paisagem? Ou será que basta intercalar os novelões para termos a certeza de que estamos numa ilha açoriana?
"Quero Ver Jesus"
Realizou-se, ontem, no hangar do Aeroporto a Missa de Domingo de Ramos em que a Igreja Católica comemora o Dia Mundial da Juventude. O título da mensagem que o Santo Padre escreveu para este dia é "Quero ver Jesus".
Ver Jesus onde? Como? E será que O quero mesmo ver?
Ver Jesus no outro que sofre, no outro que precisa, e que está mesmo aqui ao lado, na minha rua, no meu bairro, na minha ilha. Mas geralmente nós só vemos os nossos problemas e valorizamo-los de tal forma que só eles existem, somos os mais infelizes, os mais carenciados e os outros não existem para além do horizonte do nosso umbigo e hipocritamente olhamos como quem não quer ver, sorrimos e passamos adiante. Lembra-me uma canção do meu tempo de juventude, dizia o cantor qualquer coisa como isto: ..."Você quando vê um mendigo cospe no chão mas se alguém o olha estende-lhe a mão, é um homem feliz. Feliz como os bois o são nos currais e são tão felizes os animais"...Somos felizes ignorando a miséria, a dor alheia. Ignorando, não, fazendo de conta que não a vemos.
Falou-se na Missa sobre este tema, os jovens e os restantes presentes aplaudiram estrondosamente, mas...será que o que ouvimos provocará uma mudança da nossa atitude? Será que as escamas que nos cegam caíram e reconheceremos no que precisa, nem que seja do nosso respeito, de uma palavra, do muito que resta da nossa fartura, para não falar do que nos faz falta, o rosto de Jesus? Ou será que continuaremos na nossa vidinha do costume e as palavras que ouvimos não passaram de palavras lançadas ao vento e que caíram em saco roto?
Visita secreta?? Esteve de visita a Santa Maria, neste último Fim de Semana, o Senhor Ministro dos Transportes. Discreto, sem comitiva, quase anónimo. Consta que veio inteirar-se, no local, da importância e funcionamento do Centro de Controlo Oceânico, vulgo NAVII. Esperemos bons frutos desta visita de trabalho.
Ana Loura
Santa Maria, 05 de Abril de 2004

1 comentário:

Tiber disse...

Ana
Deliciosas estas tuas crónicas... é surpreendente com a vida em ilhas tão diferentes, e tão distantes, como Santa Maria e a Madeira, pode ser tão parecida...


Um bom fim de semana...
Bjinhos
Tiber