14 de outubro de 2007

Dalberto Teixeira Pombo

Dalberto Teixeira Pombo- 9 de Novembro de 1928-11 de Dezembro de 2007
Hoje faço 55 anos, vim ao pc deixar os meus abraços a quem me visitar e recebo a notícia que o Senhor Pombo antes de ontem "se foi juntar a todas as borboletas do Céu." Estou triste e sem muitas palavras por saber que partiu, mas feliz por ter tido o previlégio de o conhecer. Para a Esposa, filhos e netos o meu abraço e a certeza de que ele anda a espalhar o sorriro e a contar as suas estórias e histórias naturais pelos átrios da cada do Pai

Bom dia!

Se há pessoas por quem nutro profunda simpatia uma delas é o Senhor Pombo. Já por várias vezes tinha manifestado a minha preocupação por não terem, ainda, as entidades oficiais feito o que finalmente fizeram no passado dia 27 de Julho: recebido o espólio recolhido pelo Senhor Pombo ao longo da sua vida. Este homem é um conversador nato, nunca teve pressa ao contar as suas estórias e ao falar da sua enorme preocupação com o futuro dos livros, escritos e restante material recolhido ao longo da sua vida. Disse-me muitas vezes que a D. Noémia, sua esposa, já não conseguia limpar a sala tal era o volume de tralha amontoada por tudo o que é sítio e que há anos lhe fazia o mesmo ultimato no sentido de ele dar destino a tanta papelada, tanto livro. Afinal o destino chegou: a “tralha” do Senhor Pombo irá ficar ao alcance de todos, depois de devidamente catalogada e tratada, na Delegação de Santa Maria da Secretaria Regional do Ambiente e do mar. Nada mais justo ficar este espólio na ilha de Santa Maria. Esperemos que entretanto não haja nenhum “iluminado” que entenda que o lugar do espólio é um departamento da Universidade ou o Museu de Carlos Machado. Não que o espólio não mereça local que mais honre a sua qualidade, mas o ficar em Santa Maria é uma mais valia, mais um pólo de interesse para os visitantes. Nem só com campos de golfe se motiva a vinda de pessoas a Santa Maria (embora para mim seja discutível que o campo de golfe seja motivação, mas isso são outros quinhentos dos quais já diversas vezes falei)

No documento final do Atlantic Islands Neogene Internacional Congress realizado 12 a 14 de Junho de 2006 pela Universidade dos Açores e do Workshop “Paleontology in Atlantic Islands” realizado de 15-25 de Junho de 2006 em Santa Maria pelo Marine Paleobiogeography Working Group do Departamento de Biologia Universidade dos Açores diz-se no seu ponto
6 Agradecimentos
Agradecemos a ajuda inicialmente prestada ao Doutor Sérgio Ávila pelo Sr. Dalberto Pombo, um dos maiores naturalistas dos Açores e responsável pelo incutir em várias geração de jovens de Santa Maria, o “bichinho” pelo estudo do património natural dos Açores. Daí que, já em 2002, se tenha proposto no final do 2º Workshop a devida homenagem a este mariense, com uma sala “Dalberto Pombo” na “Casa dos Fósseis” (proposta de museu para Santa Maria).

No diário dos Açores do dia 17 de Junho último: Igualmente em projecto está a constituição de uma "Casa dos Fosseis" em Santa Maria, que se caracterizará pela construção de uma "Sala de Dalberto Pombo" – um mariense considerado o naturalista açoriano mais antigo vivo.

Noutro documento, este da autoria de Helen Rost Martins pode ler-se: Descobrimos, para nossa surpresa, que um Mariense (natural da Ilha de Santa Maria) já tinha começado, em conjunto com o seu grupo de "Jovens Naturalistas", a marcar tartarugas. Este naturalista amador, de nome Dalberto Pombo, partilhou as suas marcas connosco.

Mais uma das referências a Dalberto Pombo num documento sobre a Biodiversidade: As expedições científicas entomológicas às várias ilhas dos Açores (projecto BALA) só foram possíveis devido ao apoio generoso de Manuel Loureiro como Director dos Serviços Florestais (1998-2000), e ainda de Dalberto Teixeira Pombo (CJN - S. Maria), um dos poucos Naturalistas que alguma vez viveram nestas ilhas.

São muitas as referências ao Senhor Pombo na Internet em trabalhos de pesquisa científica das mais diversas Universidades, desde a de Glasgow até à Universidade da Florida

Para além de Naturalista conceituado e respeitado internacionalmente, o Senhor Pombo, foi um formador de jovens quer no agrupamento dos Escuteiros de Santa Maria do qual foi fundador e Chefe durante muitos anos, quer ao ter formado o Grupo de Jovens Naturalistas de Santa Maria. E é com uma referência feita por este grupo no Baluarte que termino esta minha homenagem a um homem que tanto admiro:

Dalberto Teixeira Pombo

“nasceu a 9 de Novembro de 1928 na simpática aldeia de Almofala, Figueira de Castelo Rodrigo. Veio para Santa Maria trabalhar para a Direcção Geral da Aeronáutica Civil em 1952, até à sua reforma em Dezembro de 1988, exercendo as funções de Escriturário de Tráfego, de Despachante de Mensagens e por último de Tesoureiro na depois formada ANA, EP. Casou a 23 de Abril de 1955 com Noémia Pombo, uma mariense, e tiveram um filho e duas filhas. Apesar de não ter nenhum curso universitário, pois só possui o curso Complementar do Liceu, foi um homem que sempre se interessou pela natureza e pelo ambiente, incentivando e ensinando os seus filhos nesse âmbito. Saia com eles para apanhar borboletas com rede feita por ele e os coleópteros que se encontravam nas flores. Ao serão todos se envolviam no trabalho de preparação das borboletas e nas diversas fases de preparação e até lhes ensinou a embalsamar um milhafre. Todo este ensinamento foi passado por ele aos netos, com o mesmo interesse e entusiasmo.

Foi um dos fundadores do CNE- Corpo Nacional de Escutas em Santa Maria e do Centro de Jovens Naturalistas, sendo deste, o seu responsável.
(…)

Descobriu dezenas de espécies ligadas à Biologia, sendo estas publicadas em vários artigos científicos, tais como da Sociedade Portuguesa de Entomologia, do Dr. Artur Serrano e Dr. Prof. Paulo Borges. De entre estas espécies há cinco que alguns investigadores lhe prestaram homenagem classificando os mesmos com o restritivo específico “Pomboi”
- um crustácio de água em 1974
- dois ácaros em 1992
- dois coleópteros, um em 1990 outro em 2002.

Com estas merecidas homenagens fica Dalberto Teixeira Pombo imortalizado. Esperemos que a classificação do acervo seja suficientemente célere para que seja o Senhor Pombo a cortar a fita da exposição permanente do seu trabalho de uma vida

Abraços marienses
Árvore, 15 de Outubro de 2007
Ana Loura

3 comentários:

Anónimo disse...

15 de Outubro - nem uma palavra - foram tantos os que com ele lidaram , os que com ele conviveram tantos anos da sua vida, e hoje estamos para aqui sem nada dizer sobre um Homem que tanto dedicou a uma Região que adoptou por amor. Tenho pena que a minha terra não tenha sabido agradecer-lhe, havendo tanta oportunidade. Mas este mundo é assim .Obrigado Ana por teres lembrado um bom amigo no teu blog e mais uma vez o Ditado tem razão em que Santos de casa não fazem milagres.Somos assim que havemos de fazer...
Abraços da nossa Terra
L.A.

Pat disse...

Quero agradecer do fundo do coração, como neta, as sentidas palavras proferidas...Hoje especialmente, no dia em que se juntou a todas as Borboletas do Céu...Foi um grande Homem em todas as suas vertentes...Obrigada

Patrícia

Anónimo disse...

se a coisas boas na vida uma delas e ter orgulho em de ser de Almofala