25 de janeiro de 2006

Presidenciais e BTL
















Violência da responsabilidade do governo de Cavaco Silva




Crónica lida aos microfones da Estação Emissora do Clube Asas do Atlântico



Bom dia!

Nunca votar me deu tanto prazer. Muito mais do que votar contra Cavaco que, me parece uma má aposta para Presidente da República, votei no grande homem que se revelou Jerónimo de Sousa. Jerónimo de Sousa foi uma grande surpresa para a grande maioria dos portugueses, mesmo para aqueles que votaram em Cavaco Silva. Apresentou-se aos portugueses como o grande homem que é: franco, honesto, inteligente, culto, preparado. Cavaco foi um péssimo Primeiro-ministro e o Povo esqueceu disso e a maioria dos portugueses que votaram, optou por Cavaco Silva para Presidente da República. Não prevejo um futuro risonho para Portugal e desejo do fundo do coração que este meu presságio não se concretize, que acerte tanto nisto como acerto no totoloto e euro milhões.

Não esqueçamos, também, que esta grande derrota da esquerda se deve às guerras internas do PS nacional. A aposta do aparelho partidário do PS em ter lançado e apoiado a candidatura de Mário Soares, uma figura desgastada, em quem a esquerda há muitos anos já não se revê, foi um erro crasso, uma estratégia que muitos dentro do PS questionaram e que os resultados provaram cabalmente não ter tido base de apoio real. Sócrates errou, como tem errado na política do Governo. A crise partidária está instalada, o passo para a crise governamental é curto e a porta que Cavaco tanto quer para o PSD se instalar no Governo está entreaberta….Como disse o futuro é cinzento. Como eu gostaria de não ter razão nesta pequena reflexão.
BTL

Foto da BTL autoria de Ângela Loura ; Foto do entulho na Praia Formosa da autoria de Ana Loura
Realizou-se nos últimos dias da semana que passou mais uma Bolsa de Turismo de Lisboa, a BTL. O período de final de campanha eleitoral fez com que este evento passasse quase despercebido de quase todos como passou quase despercebida a presença de Santa Maria nessa realização que tem como principal objectivo “vender” destinos turísticos. Ouvi na comunicação social uma representante do Governo Regional afirmar que tinha sido grande o empenho e investimento na preparação da delegação açoriana e que o objectivo era vender os Açores como um todo. Representantes da ilha Terceira discordam, em parte, da estratégia pois pensam que cada ilha é uma realidade a ser vendida em separado e mesmo dentro de cada ilha há realidades pontuais. Eu quando assisti ao Atlântida vi lá a delegação de Santa Maria e estive à espera que, depois de representantes de outras ilhas, a nossa também falasse sobre os projectos na área do turismo na nossa ilha e fosse mostrado um pavilhão nosso. O programa terminou e eu fiquei desconsolada a rogar pragas ao apresentador. Mas afinal parece que pouco haveria a ser apresentado pois, contrariamente ao que aconteceu com o Grupo Central e a Ilha de S Miguel, a nossa delegação não teve direito a pavilhão mas sim a uma banquinha na zona da promoção hoteleira com uns panfletos em cima e os nossos representantes sentados à roda da banquinha. O Governo Regional anda a rir-se de nós quando, por sermos do grupo das chamadas ilhas de coesão, nos baixa as tarifas aéreas nuns míseros 10%. É assim que se promove uma das do desenvolvimento económico de Santa Maria que dizem os que se dizem entendidos ser uma das apostas para o nosso desenvolvimento e o nosso futuro…Se a aposta é essa e se, se aposta tão baixo não esperemos grande coisa do nosso futuro. Os nossos representantes eleitos na Câmara Municipal, os nosso Deputados, a nossa Delegação da Câmara de Comércio têm obrigação em nome de todos nós de exigir que se saiba o que lá se passou, quais os proveitos espectáveis da nossa presença na BTL. Não peçamos contas do que se passa nesses eventos, não saibamos em que é empregue os dinheiros públicos, não peçamos contas do que é gasto em deslocações, hotéis com as pessoas que se deslocam para promover o nosso desenvolvimento e não nos admiremos de haver lixo nas zonas consideradas turísticas, como a Praia Formosa…o entulho que se encontra do outro lado do paquete denota o desleixo de quem é responsável por fiscalizar. Ou será que a Praia Formosa só é local de turismo durante as escassas semanas do Verão? Afinal vamos à BTL vender o quê? Um campo de Golfe que ainda é projecto?

Abraços Marienses
Ana Loura
Santa Maria, 23 de Janeiro de 2006

21 comentários:

Anónimo disse...

Era bom saber quem tem a responsabilidade de como nos "apresentamos" na BTL,se do Governo ou se da Camara e dos empresarios locais

Ana Loura disse...

Senhor Januário
Obrigada pela sua visita
Por acaso acho uma ideia muito interessante. Quando chegar a uma conclusão importa-se de a partilhar comigo?
Grata
Abraço mariense
Ana

Paulo disse...

Palavras para quê?

Anónimo disse...

Olá Ana!
Já há imenso tempo que por aqui não passava porque a disponibilidade não tem sido muita, mas fiz questão de ler todos os textos que escreveu, desde a última vez que por aqui passei.
Se me permite, votei Cavaco Silva com muito gosto! Acho que qualquer um dos restantes candidatos não faria melhor do que Cavaco Silva irá fazer. De qualquer forma, acho que cada um tem a possibilidade de escolher o candidato que mais lhe agrada, com o voto, de acordo com determinados parâmetros.
Vamos ver o que o futuro nos reserva!
Beijinhos.

Anónimo disse...

Obviamente não foi o Governo,porque o espaço é alugado pelas entidades que estão presentes.O que penso é que se realmente se quer apostar na BTL os empresários locais,as associações e a Camara Municipal devem-se juntar e programar o que fazer na BTL 2007,mas é preciso haver o empenhamento de todos

Anónimo disse...

Ouvi dizer, que teria estado prevista uma parceria com S.Miguel. Esta parceria teria ficado á responsabilidade da CMVP, que pelos vistos, nãO se mexeu.
O que é facto é que Ponta Delgada se fez representar e bem, com animação, mostra gastronomica, divulgando inclusive todos os concelhos.
A sensibilidade das entidades marienses é o que se vê, a vontade de trabalhar ainda é maior, ou será que não sabem mesmo fazer? Ou será, que ano após ano, nem vendo sabem copiar?
Já digo como o outro, chupem este caramelo!

Ana Loura disse...

Bom, eu lá vou fazendo perguntas por onde vou passando e lá vai havendo quem responda. A responsabilidade da representação mariense será, de facto, exclusiva da CM. Espero que esperemos, com a brevidade exigida pelo facto de já ter pouco mais de 300 dias até à próxima BTL, promova com as todas as organizações potencialmente interessadas,uma reunião de balanço desta bolsa que já era e aprenda com os erros a preparar uma representação à altura quer das nossas capacidades quer das nossas necessidades para a BTL de 2007. Pra fazer figuras tristes o melhor é ficar em casa...

Anónimo disse...

A presença na BTL de Santa Maria é da total responsabilidade da nossa edilidade.
Há muito que em reuniões marcadas 3semanas antes do evento que vinha manifestando a necessidade de haver um projecto sobre a marca "Santa Maria".Este projecto deve ser pensado não só pela Câmara mas também por todos os agentes económicos interessados em desenvolver Santa Maria.Desde o delinear de objectivos,à sua planificação e a sua execução tem de ser um trabalho de equipe,com um único objectivo promover SANTA MARIA como destino turistico ideal!!!
Este projecto discute-se com meses de antecedência,nunca com semanas!!!!
Tem que haver de todos;empresários,associações,edilidade,sociedade,uma envolvência total no projecto e consciencializarmo-nos e definir o que realmente queremos para Santa Maria!!!
A nossa ilha,representada pela Cãmara Municipal,não pode estar presente num evento como a BTL,e sujeitar-se a um espaço equiparado a uma rent-a-car,a um hotel,etc.
Temos que nos diferenciar!!!Temos que dizer,estamos aqui,temos que apelar!!Não é um trabalho fácil,e rápido,mas não podemos adiar,temos que começar JÁ!!!!!
Sobre a hipotese de nos aliarmos à ilha de São Miguel, eu tenho uma opinião contrária.Não podemos comparar o nosso grupo Oriental,com o chamado grupo do triângulo.Eles interagem,eles tem uma proximidade e uma ligação muito diferente da nossa em relação a São Miguel. Acho que temos que marcar a nossa identidade!Somos uma ilha pequena,mas temos que mostar as nossas potencialidades e são muitas!!!Com São Miguel é pior a emenda que o soneto,só vem ofuscar ainda mais Santa Maria!!!
Mostremos aquilo que sempre fomos,empreendedores,lutadores,persistentes,acolhedores e únicos!!!!!
Já só faltam 11 meses para a BTL de 2007!!!Onde está a análise de 2006?e de 2005?e de 2004??Assim não!!!Vamos ser ousados e uma vez na vida vamos pensar em grande e não nos reduzirmos ao tamanho da nossa ilha!!!!
Quero muito melhor e mais para Santa Maria!!!!

Anónimo disse...

Hoje, juntaram-se muitos populares no aeroporto de Santa Maria para manifestarem o seu desagrado junto de alguns membros da Administracao da ANA que nos Sata Internacional ali desembarcaram.!

Tambem estive la, tal como ha muitos anos , aquando da saida da Placa Giratoria anunciada por entao Mota Amaral!

Na minha opiniao, acho que foi uma medida voluntaria do povo mariense,e ainda bem que o fizeram , para expressar o deu descontentamento em relacao as medidas anunciadas pela ANA.

Antes demais, quero aqui deixar aqui um bem haja a Ana Lora e ao Jose Ricardo pela sua tomada de posicao em nome de Santa Maria e da CDU.
Depois, quero aqui lamentar o facto de ter sido a unica forca politica a ter marcado posicao publica neste GRAVISSIMO CASO!
Sendo militante do PSD , chamei a atencao de alguns membros da Comissao Politica de ilha para tomarem uma posicao, atraves de um comunicado ou conferencia de imprensa . Mas infelizmente e mais uma vez nada fizeram.
O mesmo se passou com o PS...
mas da casa dos outros que tratem eles, mas na nossa??? Francamente!!

Sao nestas alturas que queremos ver as oposicoes a trabalharem mais nao fosse em conjunto com as forcas politicas existentes na ilha, uma vez que este e um problema MARIENSE!!!! Mas nem isso!

Ja la vao 2 dias depois do anuncio da decisao e nada!!!!

Fico triste!!!!

Resta-nos aguradar no corredor da morte.... TRISTE FIM!!!!


Ate agora o roblema do Aeroporto foi culpado PSD na pessoa de Mota Amaral, que tambem acho que foi,mas agora a culpa e de quem???
So me resta a esperanca de uma intervencao politica REGIONAL coesa!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Rui, se me permite,este foi apenas mais um dos assuntos de interesse para Santa Maria e os marienses, sobre o qual o PCP e a CDU tomaram posição.
Infelizmente, apesar de serem muitos os marienses que reconhecem o nosso empenho e dedicação aos problemas e questões marienses, ainda não tiveram a coragem de confiarem num elemento da CDU para os representar, seja nos órgãos de poder local, seja na Assembleia Legislativa Regional.
Contudo, nós continuamos cá e vamos continuar a lutar em defesa dos interesses de Santa Maria, mesmo que até os órgãos de comunicação social não divulguem as nossas tomadas de posição.
Se me permite ainda, esta não é apenas uma questão mariense, é uma questão regional (e isto é escrito por uma terceirense que, acima de tudo, é açoriana).
Bem hajam e boa luta!

Maria-Portugal disse...

Amar sempre o país ,mas de forma saudável,sem bodes expiatórios para as suas dificuldades e problemas!!!

Agora os culpados são os imigrantes,depois os idosos,depois quem sabe os de olhos azuis ou castanhos...é só permanecer calado

Na casa da Ann Frank deixei uma mensagem (salvo erro) de Buda..."quando se faz uma injustiça a um homem,todos os outros estão em perigo"...Não podemos esquecer !!

Anónimo disse...

Acho que todos devem fazer o melhor que podem e sabem para defender Santa Maria e obviamente que os partidos politicos tem esta responsabilidade,porque representam o povo que os elegeu,ou não.No entanto não sei se o momento certo para eles aparecerem teria sido ontem,porque a manifestação era dos marienses e servia para demonstrar que eles estavam unidos na defesa do seu aeroporto,mas está bem,a Ana Loura apareceu aproveitou o momento para dizer de sua justiça e tem todo o direito.A manifestação correu bem tendo em conta a forma como foi organizada

Anónimo disse...

Porque hoje é sabado....

Porque hoje é sabado, dia de descanso para a maioria e como tal descansam de tudo ate mesmo dos problemas recentes da ilha!
Já mal se houve falar da tomada de decisao da ANA. Este é o problema de Santa Maria.... tudo passa, tudo esquece, pelo menos a alguns, que se calhar tem poder politico ou social, de lutar!

Porque hoje é sabado.... e ja passaram tres dias do anuncio, alguem sabe me dizer qual o resultado da simples carta que Carlos Cesar enviou á ANA?

Porque hoje é sabado.... e ja passaram tres dias do anuncio, alguem sabe me dizer neste momento, quais sao as "armas e argumentos " que A CMVP esta a usar para tornar este processo reversivel?

Porque hoje é sabado.... e ja passaram tres dias do anuncio, alguem ouvio falar mais do assunto na comunicaçao social regional e local?

e ... porque hoje é sabado.... e ja passaram tres dias do anuncio, começo a ficar farto de que os assuntos desta terra onde vivemos e gostamos estejam a cair no esquecido como tantos outros , tão importantes, cairam!!!!

Anónimo disse...

Até parece que já há gente em campanha eleitoral para a Camara.Quem fala tem também responsabilidades,porque o Htl de Santa Maria não arrancou com restaurante com comida tipica mariense na BTL?Não será altura da Camara de Comercio incentivar os seus sócios para investirem naquele certame?Vamos lá ver a Camara pode ter culpa mas há outros que deveriam fazer mais e não fazem.A Presidente entrou agora para 2007 veremos o que acontece.Calma

Ana Loura disse...

Estou feliz por haver quem me venha visitar e aqui deixe opiniões.

Senhora Januário, eu, como todos os outros que aderiram à manifestação exprimi a minha opinião, só isso. Sempre defendi e defendo Santa Maria. Aquando a primeira decisão sobre o encerramento nocturno, o partido emitiu comunicado que eu distribui como pude. As chamadas de atenção nele feitas foram do teor das expressas neste último.

A actuação economicista da ANA, no que toca ao Aeroporto de Santa Maria, já não é novidade. Não entendo como o encerramento por mais duas horas evite o tal défice astronómico que a administração da empresa diz ser o resultado no ano transacto...A ANA deveria, pelo facto de ser empresa pública, apresentar essas contas bem explicadas e ser fiscalizada pelo Tribunal de Contas pois acho a estória muito mal contada.

O problema do Aeroporto não se confina às horas do seu encerramento, vai para muito além disso: os preços dos combustíveis cuja diferença para o praticado aeroporto de P Delgada é elevada . Somos ou não uma ilha da Coesão? Temos ou não de ver na prática esse chavão aplicado? O GR tem a obrigação, nesse âmbito, de subsidiar o a gasolina de abastecimento aeronáutico para que as companhias aéreas prefiram, pelas excelentes condições da pista que a ANA cada vez mais quer reduzir, abastecer em Santa Maria do que em S Miguel. Não vale a pena o Governo criar figuras de retórica que não passam do papel, é preciso torná-las reais aplicando-as. Santa Maria faz parte do grupo das chamadas ilhas de coesão, tudo bem, vamos lá saber o que isso significa, procurar FINALMENTE as razões que a levam a ser isso e tomar medidas efectivas para que nos aproximemos do desenvolvimento sustentado e harmónico.

Rui, dando cumprimento a uma decisão tomada pelo grupo de manifestantes que, dando seguimento ao decidido no Terminal, compareceu no Hotel 5 às 18 horas para continuar o protesto (não entendo porque apareceu tão pouca gente...) está a circular um abaixo assinado que fiquei incumbida de redigir e entregar nas lojas e a pessoas que os levem para as freguesias e recolhê-los. Ainda não consegui colocar em todos os sítios. Na Segunda à hora do almoço vou acabar a distribuição. Se alguém quiser ajudar...

Abraços marienses a todos e continuemos atentos e unidos no que temos de comum: o amor à terra e os interesses que todos reconhecemos serem os da terra.

PS: há mais assuntos que farão parte deste "pacote" que mencionei e que precisam de um empurrão. Um deles é a alienação das áreas do aeroporto que não são aeronáuticas. Um assunto que se arrasta há demasiado tempo. Para a Associação Equestre parece que o processo foi rápido. Quem tiver dados sobre este assunto, por favor, partilhe-os. Quem sabe conseguimos, juntos, o tal empurrãozinho
Bjs

Anónimo disse...

Senhor Januário

Um açoriano que tenha orgulho de o ser, deve acima de tudo defender os interesses da sua região. É louvável a rápida actuação dos marienses, da mesma forma que é louvável que todos tenham estado unidos em volta desta questão!
Se como o senhor diz e bem, os partidos existem para defender os interesses das populações, é óbvio que o PCP, estando atento ao que se passa na Região e, neste caso concreto em Santa Maria, tenha tomado posição.
Mais, esta tomada de posição não foi de forma nenhuma um aproveitamento político, mas sim mais um contributo para trazer este assunto, que é uma questão regional, para a ordem do dia.

Anónimo disse...

Tudo bem,não estou criticar dei a minha opinião D. Lurdes Branco,cada um faz politica da maneira como entende

Anónimo disse...

o grande problema é que quem realmente faz política em defesa dos interesses das populações, muitas vezes incomoda... e muito...
Mas ainda bem que incomodamos, pelo menos não ficamos como outros, caladinhos que "nem ratos", a ver se ninguém repara que ainda não dissemos nada sobre o assunto...!
Felizmente, vivemos num país livre, onde todos podem dar a sua opinião!

Anónimo disse...

Incomodo PCP aqui na ilha não tem sido muito!

Anónimo disse...

Januário a Presidente foi eleita agora para Presidente da Câmara, mas há 4 anos que é vereadora e que sempre teve a seu cargo a BTL, bem como outras coisas, das quais nem vale a pena falar, não deu conta do recado.

Anónimo disse...

Pelo que sei a vereadora não tinha a imcubencia de" fazer" a nossa representação,tinha sim a tarefa de coordenar o que as pessoas ou entidades queriam apresentar no espaço que nos era reservado.Por acaso estive em Lisboa aquando a 1ªida de uma representação mariense e sinceramente até gostei,eram pessoas divertidas que trabalhavam para promover a ilha.Depois desta vez nunca mais lá fui,mas nessa altura era já actual presidente a representar a ilha e foi muito bom.Agora ,o que se deve pensar é se vale a pena ir nestes moldes à BTL ou criar uma outra imagem que custa caro.É de lembrar que a Presidente actual era vereadora e certamente condicionada aos bons ou maus humores do ex-presidente.De BTL já basta,agora é necessário que os responsaveis pensem bem o que devem fazer em 2007