17 de maio de 2004

Gateways e rotundas

Bom dia!
Têm estado na ordem do dia, nas notícias, nas conversas de café, duas questões relacionadas com o transporte aéreo e Santa Maria. Uma é a das Gateway (portas de entrada de transportes aéreos) e a outra a tarifa única de transporte.
Quanto à Gateway, uma antiga, justificada e viável ambição mariense, sou de opinião de que foi um erro o Governo Regional ter colocado no mesmo saco Santa Maria e o Pico. Creio que esta atitude teve como razão que a facilidade de implementação da medida em Santa Maria, puxasse pelo Pico e fossem aprovadas ambas. Santa Maria tem um aeroporto com todas as condições técnicas e logísticas. Se a medida for aprovada num dia poderá ser implementada no dia seguinte. Já o caso do Pico é diferente quer logística quer tecnicamente: a pista do Pico terá que ter dimensões que permitam aterragem de aviões de grande porte, uma aerogare com condições para voos grandes, controle aéreo de Torre e outras que não serão de fácil concretização e implicam o dispêndio de avultados montantes de dinheiro. Receio que esta opção tomada pelo Governo de enfiarem no mesmo saco Santa Maria e o Pico, pelas dificuldades de concretização neste último, pesem numa decisão negativa que penalizará Santa Maria. Houve neste caso falta de visão política.
Relativamente à tarifa única concordo inteiramente com ela, só estranho que a SATA não a esteja a aplicar, neste momento, esse critério nas suas promoções e estas existam só para os micaelenses, pois se um açoriano de qualquer outra ilha quiser "aproveitar" a promoção terá de pagar a passagem de ligação da sua ilha para S Miguel o que em alguns casos representará o encarecer a tarifa de tal maneira que esta ultrapassará, então, a tarifa de residente, ou, então ir a nado...o que não será muito prático. Não entendo como pode uma companhia onde há capital regional, financiada com dinheirinho nosso, possa ter atitudes discriminatórias em relação aos habitantes das diferentes ilhas. Não sei, até, se isso será constitucional...açorianos de primeira, os residentes em S Miguel, e os outros.
Para terminar vou dar, finalmente, a minha opinião sobre um assunto que já fez correr rios de tinta e saliva nos últimos meses. Não me pronunciei mais cedo porque queria ver em que paravam as modas ver o aspecto e funcionalidade finais para depois, em consciência, dar opinião. É certo que eu nunca tive dificuldades em transitar, passar, circular nas quatro canadas...se ia para a Praia, não tomava qualquer precaução, piscava para a direita, isto se vinha da Vila, e lá seguia eu toda lampeira à minha vidinha. Se vinha da Praia, fazia Stop, esticava o pescocinho e caso não viesse carro da direita ou da esquerda lá ia eu toda contente. E foi assim durante anos. Quando me apercebi e ouvi falar da construção da rotunda fiquei surpresa: pra que raio quer a gente uma rotunda?? Lá vai o Governo Regional esbanjar dinheiro em tolices... Olha a casa é tão linda...Lá se vai o mapa da ilha que o Senhor Saul (pelo que me disseram) mandou fazer há anos...enfim, tanta coisa eu pensei. Tenho lido e ouvido diversas opiniões, quase todas contra. Passei lá na semana passada e ontem e a minha opinião sincera é que está funcional e tirando aqueles dois calhaus (ainda se fosse uma pedrinha da Cré...) até está muito bonita e como eu não tenciono ir passear para lá os meus cães as caixas de saneamento não me metem aflição embora eu ache que se elas ficassem à face do passeio estariam melhor e quem sabe ainda as vão por assim. E lá está o mapinha que há vinte e tal anos tanta gente criticou e apelidou jucosamente com um título que não repito por impróprio de ser dito ao microfone. Acho que a rotunda é uma mais valia pela funcionalidade e pela estética...são gostos eu sei e eu gosto.
Vou esperar tranquilamente pela solução que está a ser implementada junto à escola primária...para já ainda é uma tremenda confusão e eu ontem até já me enganei. Penso que mesmo que provisória deveria de ter de imediato sinalização horizontal: os traços contínuos, os triângulos. Estou confiante que também venha melhorar a circulação na nossa Vila. E até já ouvi dizer que vai ter repuxo e tudo...modernices...Veremos. Aguardarei por que esteja pronta para dar o meu palpite.
Santa Maria,17 de Maio 2004
Boa semana
Ana Loura

2 comentários:

Rui Medeiros disse...

Apesar de ter razão nas restrições que aponta ao aeroporto do Pico muitas das mesmas já estão resolvidas, a única grave que ainda existe é a falta de controlador.
Por outro lado em termos de passageiros o Pico tem conseguido encher mais aviões que Santa Maria, e deste modo não sei quem está agora á boleia de quem.

angelaloura disse...

Repare Rui Medeiros... A crónica é de há 2 anos!