21 de janeiro de 2008

Cinema do Aeroporto

Foto "roubada" ao Comparar Santa Maria

Bom dia
Mais uma vez escrevo inspirada pelo que leio no Comparar Santa Maria o excelente e sempre atento Bog do meu querido amigo Marco Coelho. Noticiava ele a reabertura do Cinema do Aeroporto nos termos que passo a transcrever: Apesar de ser uma das salas mais antigas dos Açores, o cinema do aeroporto reabre as portas ao público já no próximo dia 18 de Janeiro. Agora equipada com um novo sistema de som – Digital DTS Surround – espero que esta sala de cinema, com capacidade para 500 lugares sentados, não volte a ser vítima da falta de público e continue ao serviço da ilha por muito tempo. Quanto aos preços dos bilhetes e não obstante das inovações, espero que os valores a serem fixados, não sejam motivo para ficarmos em casa."


Fiquei feliz com a notícia, o Cinema é uma das poucas infra-estruturas que restam das que os Americanos construíram: o Hotel já ardeu, o Ginásio foi demolido por falta de manutenção, as casas estão a cair de podres e já poucas restam para que se faça alguma história, o Asas está a ser gradualmente recuperado tendo uma das alas (a das salas de jogos) em muito mau estado e encerrada, o Clube ANA lá vai sendo recuperado e resistindo.


A sala de cinema do Aeroporto tem sido ao longo dos anos um pólo importante de cultura pois sendo a única sala, ou talvez a maior, onde se projectam filmes, se representa teatro, se fazem as grandes festas de Natal. Não esqueçamos que nas salas das casas do Povo também se fazem algumas das coisas que se fazem no Cinema do Aeroporto e algumas pessoas ainda se lembrarão de que onde estão os Supermercados Baptista, ou o que restam deles, era também uma sala de cinema que foi encerrada há uns 28 ou 29 anos e transformada depois em supermercado. Ainda me lembro de me ter sido referido isso na primeira vez que lá entrei e vi a janelinha por onde passava o fio de luz que depois ia colorir a tela branca com as imagens dos filmes.


Falar no Cinema do Aeroporto para mim e para muitos dos marienses e para os milhares que viveram em Santa Maria ao longo dos anos e aqui criaram os seus filhos é um "poço" de recordações pois foram muitos os filmes a que assisti, muitas as festas de Natal da ANA e depois da NAV a que acompanhei os meus filhos, deixando muitas vezes o bolo-rei a levedar, e aqui vem-me à memória o Pai Natal que o Luís Ribeiro tão bem vestiu durante tantos anos, o carinho com que ele pegava nas crianças para a fotografia da praxe.


No Cinema do Aeroporto assisti, filmei e fotografei muitas festas de Natal realizadas pela nossa escola em que participaram os meus filhos, ainda hoje lembro muitas das cantigas e estórias em que eles participaram " A minha boneca às vezes é má, mas boneca mais bela no mundo não há"; "Quem quer casar com a carochinha?", "Quem faz o Natal p’ra todos nós? São os amigos" encenado pelas professoras. São memórias de todos nós que transpiram as paredes daquela sala. O Clube ANA tem realizado um excelente trabalho de manutenção e melhoria das condições da sala com a ajuda monetária de diversas entidades. Não há muitos anos foram encenados e representados espectáculos de revista pelo grupo "Os Karolas" cuja receita (ou grande parte dela) reverteu em favor da melhoria do som, equipamento agora estreado. Tenho pena que entretanto "Os Karolas" tenham suspendido a sua actividade, ou se não suspenderam estejam a fazer um compasso de espera tão grande para encenarem novo trabalho. Tenho a certeza de que não será por falta de inspiração.


Parabéns ao Clube ANA, parabéns a Santa Maria por mais esta melhoria. Espero em breve assistir a um filme na sala do nosso Cinema com as novas condições técnicas. Espero apenas que não exagerem na intensidade do som que nalgumas salas aqui no continente transforma o prazer de assistir a um bom filme a um incómodo e quase se sai de lá surdo. Espero, também, que não pegue em Santa Maria a moda de se estar a assistir a um filme de pacote de pipocas na não e a boca cheia a mastigar ruidosamente e a incomodar quem quer estar com atenção e a ouvir os sons do filme.


Dos outros acontecimentos que foram notícia na última semana quero realçar a inauguração do Pavilhão Gimno-desportivo que inquestionavelmente vem criar, finalmente, condições para uma prática concertada do desporto em Santa Maria. Esperemos que a sua gestão seja feita no sentido da prática do desporto por todos, desde as crianças aos menos jovens.


Sobre o outro acontecimento, a inauguração da importantíssima estação espacial, espero que seja aquilo que foi anunciado com destaque na imprensa nacional: mais um pólo de desenvolvimento para Santa Maria e que as más línguas de entre elas eu não tenhamos razão em desconfiarmos de que fomos de novo comidos por parvos pois os postos de trabalho criados em Santa Maria serão pouco mais de que nenhum e seja mais uma vez S. Miguel a ter aquilo que por direito deveria ser nosso mas que por razões políticas ou outras não é.


Abraços marienses
Árvore, 21 de Janeiro de 2008
Ana Loura

Sem comentários: