23 de janeiro de 2008

Vulcão dos Capelinhos- 50 anos- Sessão comemorativa na Casa dos Açores do Norte


Texto da responsabilidade do Sr. Presidente da Casa dos Açores do Norte Dr. José Rebelo e retirado do site da Casa

Fotos e vídeos da minha autoria
De notar a pouca qualidade dos vídeos pois não foram realizados com máquina de filmar apropriada.



Casa dos Açores do Norte - 19 de Janeiro de 2008
Esta Sessão Comemorativa dos 50 anos do Vulcão foi um sucesso, participada por várias dezenas de pessoas, que enchiam por completo a sala do rés do chão.

A Mestre de Cerimónias, a jovem associada Maria Manuel Rodrigues Cramês, deu sequência rigorosa a todos os momentos do extenso programa, fazendo as apresentações e orientando a sessão com eficácia e simpatia.

17H00 - Abertura da Sessão pelo Presidente da Direcção, Dr. José Manuel Tavares Rebelo
Em nome do Presidente acessante do CMCA, Régis Gomes (CAERGS), José Rebelo entregou a Paulo Alexandre Bettencourt Félix, o Diploma de "Produto Açoriano de Qualidade", com que a sua Fábrica de Queijadas da Graciosa foi distinguida durante a X Assembleia Geral do CMCA, reunida em Gravataí (RGS - Brasil), em Dezembro de 2007.





















O Presidente da Direcção fez o historial desta distinção desde 2000, como incentivo à indústria e ao artesanato das nossas ilhas. Paulo Félix recebeu emocionado a distinção, em seu nome e no de sua mãe, Maria Luísa Félix.

Apresentação do Livro, Medalha de Prestígio e Colecção de Selos do Vulcão dos Capelinhos, pelo Dr. João de Azevedo Castro, Presidente da Câmara Municipal da Horta, que se referiu detalhadamente às comemorações que estão a ser celebradas no continente português, Brasil, Canadá e Estados Unidos e às repercussões de carácter científico, cultural, económico e de mobilidade social resultantes da erupção.

Conferência pelo professor-doutor Fernando Noronha, Director do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto intitulada "Por que são os Açores ilhas vulcânicas?". O professor Fernando de Noronha, em linguagem simples e com imagens esclarecedoras, falou da formação dos Açores, desde há 250 milhões de anos (data da formação da terra) até à criação das nossas ilhas vulcânicas. Falou do mineral "faialite", uma olivina só existente no Faial e dos diferentes recursos da energia geotérmica (que não só a produção de energia eléctrica).

Mostra de "bombas" do vulcão, pertencentes à colecção da Faculdade de Ciências.











Apresentação do filme "História de um Vulcão", da RTP/AÇORES, pelo seu realizador, José Serra. O realizador fez uma breve apresentação do filme por si realizado, filme que empolgou a assistência, entre os quais se encontravam muitos faialenses.





Em seguida a Directora Regional das Comunidades, Drª Alzira Silva, falou da sua satisfação por estar ali presente, elogiou o trabalho da CAN e fez a apresentação das três pessoas que receberam a Medalha de Prestígio do Vulcão, todas oriundas do Capelo: Dr. José Eduardo Garcia de Vargas, Drª Fernanda Dalila Pacheco de Faria e D. Margarida Rodrigues Cramês (ver biografias enm "Notícias" deste site).


Momento Musical - Canções Napolitanas e Árias de Ópera pelo tenor Rui Santos, acompanhado ao piano por Cristóvão Luiz. Dada a superior qualidade dos artistas, estes foram muito aplaudidos (ver Programa e Curricula destes artistas em "Notícias" deste site).













Entrega de Medalhas e Livros de Prestígio, pelo Presidente da Câmara Municipal da Horta, a Margarida Silva Rodrigues Bessa Cramês, Dr. José Eduardo Garcia de Vargas e Drª Fernanda Dalila Pacheco de Faria, todos oriundos do Capelo.

Pico de Honra e Prova de Queijadas da Graciosa.

A noite acabou com um jantar oferecido pela Direcção da CAN ao Presidente da Câmara da Horta, à Directora Regional das Comunidades, ao realizador José Serra e ao Professor Fernando de Noronha e esposa, num restaurante da cidade, com os membros dos Corpos Sociais e muitos associados.

Ver fotos deste acontecimento neste site. As fotos são da sócia ANA Loura.
Texto e colocação no site da responsabilidade de José Rebelo "

Em breve mais vídeos disponíveis

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bonita a mestre de cerimonias!