14 de janeiro de 2008

"Com açúcar com afecto"




Bom dia!





Há dias em que nem apetece sair da cama quanto mais de casa. Tudo concorre para que tudo que façamos seja um fracasso. Nós próprios somos a imagem viva do fracasso. E é nesses dias que tudo de mau nos acontece: as coisas que pegamos escapam-se-nos das mãos, levitam por breves segundos e, de repente, estilhaçam-se aos nossos pés. Ficamos com cara de quem não entende, dizemos um impropério para aliviar a tensão e partimos para outra asneira anunciada pela nossa má disposição visceral. Diz Paulo Coelho que o universo conspira a favor do que desejamos, mas nessas alturas o universo conspira contra nós, contra o que desejamos…Ou será que bem no fundo a gente deseja mesmo escaqueirar o universo, tropeçar na pedra que não existe, cortar os dedos na faca que ainda ontem nem “cortava manteiga ao sol”? Que fujam da frente os que antes de adormecermos nos eram queridos, até a esses, embora os queiramos bem perto à mão de semear, é mesmo melhor reduzirem-se “à sombra da nossa sombra, à sombra da nossa mão, à sombra do nosso cão", mas que não nos deixem nunca, não saiam de perto pois precisamos de sentir as suas presenças, mas afastem-se também o suficiente de forma a não apanharem com os estilhaços das nossas fúrias inexplicáveis.





Há uns anos quando eu ficava assim alguém dizia que coitada da pobre…é de família, é que sofremos todas muito da tiróide e vai-se a ver e nas minhas análises os factores da tiróide estavam normais, despistada essa causa vinha a TSM, a abençoada Tensão Pré Menstrual que faz da mulher mais calma da face da terra a fera mais selvagem que leva a eito durante uns três dias por mês tudo o que lhe aparece à frente. Mas, vai-se a ver e afinal nem sempre era em dia de ter a TPM que era dia de não sair de casa. Depois é de manhã que nem apetece sair da cama e um dia vemos um filme em que a artistinha tinha um mau humor matinal exacerbado e o pobre do marido saia de fininho da cama, não fosse a esposa acordar, e preparava um pequeno almoço digno de ser servido pelo Room Service de um hotel de 5 estrelas, ia pé-ante-pé até à porta do quarto metia a bandeja na beira da cama e raspava-se antes que os ovos mexidos fossem acabar de cozer na testa dele. A dama espreguiçava-se, comia, mal-humorada, e passados minutos estava com um sorriso de orelha a orelha e o dia passava na maior das harmonias. Eu até gosto de comer o pequeno-almoço na cama, aliás a única forma que detesto comer o pequeno almoço é de pé encostada a um balcão qualquer, mas essa sorte é para quem a tem e eu lá vou comendo o pequeno almoço na cozinha ou na sala, quando o como. Dizem as minhas análises que tenho os níveis de açúcar muito baixos em jejum…afinal, Eureka, não é Tiróide, não é TPM, é mesmo a falta de um torrãozinho de açúcar que me adoce a vida e o sangue logo de manhã. Mas aí, de novo, a sorte é para quem a tem.



Enquanto a minha sorte não muda deixo-vos com um desabafo deixado por mim no blog Comparar Santa Maria e tem a ver com as inaugurações da Estação Espacial e do Pavilhão Gimnodesportivo que decorrerão, ao que parece no próximo dia 17:



entristece-me muito, mas mesmo muito, ser obrigada, pela realidade, concordar com o anónimo que diz "Dia 17, de hoje a uma semana, será de fanfarra, festa e folia na ilha do Sol." Excepto no que se refere ao Blog Mau tempo no jornal, um dos meus favoritos.



Revolta pensar e daqui a dias, constatar, que vai haver festa sem razão, ou quase sem haver razão para festejar... A estação é um embuste em termos de mais valias para Santa Maria, se houver alguém que lucre com ela não somos directamente nós. Aprecio as consequências a nível científico e divulgação da Ilha, mas nos benefícios directos para Santa Maria será 0X0. Quanto ao pavilhão para quê pompa na inauguração se mais não fazem do que nos dar aquilo a que temos direito e é pago com o dinheiro do Povo? Não tenho q agradecer para além daquilo que a minha boa educação manda, o que for para além disso é bajulação, lambe botas, bater palmas a si próprio como o poder gosta de fazer: campanha pré eleitoral.
Vamos contar quantos se irão deslocar à ilha, a expensas nossas, com o intuito único de aparecerem nos telejornais e serem vistos pelo povo...sempre rende uns votitos...e pode ser que na onda reparem as estradas do meio e de cima que servem a Urbanização ou quem sabe a malta compra um kilo de tomates...



Abraços marienses



Árvore, 13 de Janeiro de 2008



Ana Loura

4 comentários:

Tiber disse...

Bolas Ana, deixaste-me preocupado...
Esta semana hoje é a segunda vez que acordo assim... e o pior de tudo, não é da tiróide, não é baixa de açúcar...Só pode ser TPM... e aqui é que comecei a ficar preocupado!

Beijinhos
Tiber

Anónimo disse...

Falhaste, Ana não houve banda de musica na ESA e segundo me disseram a cerimonia foi digna,Santa Maria ficou bem e todos ou quase todos trabalhadores envolvidos na construção ,pintores,construção civil,electricistas,etc.., estiveram lá, lado a lado com as entidades.Amanha o centro está aberto a população e escolas farão visitas.Tenho pena de não estar lá mas...fico satisfeito por tudo ter corrido bem

Ana Loura disse...

Querido/a Voltaren, ainda bem que a festa foi linda e digna de Santa Maria pois Santa Maria merece o melhor. Um gesto que só lhes ficou bem convidarem quem trabalhou nas infraestruturas e pelo que vc diz foram alguns. Oxa-lá sejam alguns os postos de trabalho criados. Espero que se façam visitas guiadas todos os anos para os novos alunos das escolas.

Tenho, neste momento, a minha televisão ligada na RTP1 e ainda não vi notícia nenhuma, é certo que liguei o aparelho passavam uns minutos das 20 e quem sabe a inauguração foi notícia de abertura ou a segunda. De qq forma amanhã vou tentar assistir aos telejornais

Para Vc e a quem aqui vier vai o meu abraço mariense

Anónimo disse...

Por acaso até vi na televisão no C1 e na Sic Noticias.Oxalá que a estação da Esa traga muitas visitas do exterior que contribuam de algum modo para o desenvolvimento da ilha.Oxalá!!!